quinta-feira, novembro 02, 2006

O mito, NÃO. É sim o homem do GARRAFÃO.

Caros batenirodependentes,

Humildade, modéstia, disponibilidade, simpatia e sensibilidade vitivinícola são argumentos impossíveis de poder descrever uma pessoa. Apenas um ser, uma raridade, um fora de série, … um homem. Nenhum dos comuns mortais consegue reunir todos estes objectivos e partilhar com os outros de forma paternal e simplista. Esta façanha só está ao alcance daquele que um dia um voz off americano apelidou de “the one the only…”, apenas uma criatura consegue abarcanhar tais virtudes, apenas uma pessoa, somente ele, o grande LEONEL NUNES.

Todas estas palavras são poucas para descrever aquele final de Terça-Feira dia 31 de Outubro, dia em que eu e o meu comparça wERQUID, nos deslocámos a Coimbra para ver e conviver com uma das referências da MPA (Música Popular de Intervenção) do séc. XX. O jantar-convívio organizado por vários grupos universitários de Coimbra contou com a presença de uma delegação do não mais famoso Portal Pimba, na qual eu e o meu colega de resistência pertencíamos.

Na convicção de que seria um inesquecível repasto envolto e chefiado mormente por Leonel, eis que à entrada para o local da cerimónia nos deparámos com um salão repleto de universitários espalhados à boa maneira académica conimbricense (sem organização), obrigando o nosso grupo a ficar espalhado pela sala nos poucos buracos livres.



Leonel Nunes é um artista Português. Eis a prova.


Senti que algo estava errado, pensei que dificilmente poderia chegar até Nunes, que arduamente conseguiria recolher uma imagem dele. De facto esses pensamentos cedo tomavam contornos de realidade. A tristeza reinou quer em minh’alma quer no rosto de wERQUID. Nem aquele vinho branco servido a jarro de sabor amartelado nos consolara naqueles momentos. Apenas conseguíamos avistar Lenonel Nunes ao longe ladeado por algumas figuras de relevância académica quer inclusivamente do nosso amigo Tino de Rãs que foi incapaz de arranjar um lugar para todos os convidados do Portal Pimba.

Já com uns copos no bucho misturado na carne de porco à alentejana deu para ver uma pequena performance de LN ao acordeão. Tentei tirar uma foto, mas em vão, não dava para ver nada, face ao amontoado de gente que rodeava o mestre. Até que foi preciso sair do meu lugar e com coragem infiltrar-me no meio da multidão e, aí sim recolher dignas imagens de Leonel Nunes.

Sem saber, estava a conseguir algo. Pensara ter esgotado a minha sorte em conseguir tirar tais fotos, comentei com wERQUID “temos de lhe dar isto noutra altura, isto hoje tá fodido…” estava a referir-me ao presente que nós, representantes de Leiria, lhe queríamos dar em sinal de amizade, respeito e honra. Aquele pacote de 5L de tinto Josiques parecia que estaria condenado a voltar para onde o comprámos.

Findo o jantar depressa Leonel Nunes abandonou o Salão Brasil para se dirigir ao recinto da Semana do Caloiro, onde estaria a poucos minutos de dar um concerto de 1h30. Pensámos também em abandonar o local pois mais nada nos prendia lá, a não ser as porcas que jantaram ao nosso lado.

Já cá fora pudemos avistar Leonel Nunes a despedir-se de alguns estudantes que o acompanharam à saída do restaurante. Contudo alguém lhe chamou, já ele se afastava do local, fazendo-o esperar. Foi aí que eu e wERQUID arriscámos e fomos ter com ele para lhe dar o nosso presente. Apresentámo-nos e oferecemos-lhe o vinho. Leonel, como boa pessoa que é, apresentou-se e humildemente aceitou o nosso presente e me concedeu a honra de tirar uma foto junto a ele. Foi o auge.


Leonel Nunes, alegria e simplicidade em manifestação cultural.


Como se não bastasse uma hora depois lá estava ele em pleno palco a deliciar os milhares de jovens presentes no concerto. Entre penalties extraídos do seu fiel depositário de vinho tinto, o garrafão, lá se ouviram grandes êxitos como “oh marido vai-me à compra”, “o papagaio da rosa”, “o pau da roupa” e para fechar em apoteose “porque não tem talo o grelo”.

Espectáculo memorável com direito a honras académicas, pares de dança a abrilhantar a actuação e um enorme “Olé, Olé e Salta Leonel e Salta Leonel, Olé, Olé” vindo do público ao qual Nunes não correspondeu pelo facto de os mais de 3 Litros de tinto e os vários copos antecedentes já causarem algum efeito na sua compreensão.



Leonel Nunes, a técnica no manusemanto do mais fiel amigo do Homem

Fica assim a imagem do Homem, do Órgão, da Alegria e … do Garrafão.
Gentilmente,
d'A Girênçia

PS1: LN para quando a vinda a Leiria. O espectáculo que falta.
PS2: Foram recolhidas várias fotos quer do Jantar, quer do concerto e também alguns videoclips do mesmo. Estes estarão brevemente disponíveis quer no Emule, quer solicitação via comentário a este post.

3 Comentarios:

At 7:48 da tarde, Blogger Tino_de_Rans disse...

MPA=Musica Popular Alternativa

Fica a correcção :P

Lamento não ter ficado o pessoal do Portal Pimba todo junto, mas não fui eu que organizei, a mim apenas me mandaram levar a malta, do restaurante tratou outro pessoal. E podiam ter ido ter com o Leonel, ele nunca se recusa a uma palavra simpática.
Para a próxima estaremos todos juntos no jantar, é uma promessa.

 
At 2:40 da tarde, Blogger W. disse...

Foi a meretriz da loucura! :D

Grande, grande noite!

 
At 5:29 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Estas buscando formas de ganar dinero[/b]
Nosotros hemos hallado la mejor guia en internet de como ganar dinero. Como nos ha sido de interes para nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

 

Enviar um comentário

<< Voltar para a Batneira pois o pedreiro precisa de massa