sexta-feira, março 24, 2006

Eu sou uma mosca numa suinicultura com ETAR

Caros Batneirodependentes,

hoje vou aqui comunicar-vos sobre Desporto. É a primeira vez que aqui o faço, mas é por uma causa (como o meu apelido o diz) ... nobre.

Estive a dar uma espreitadela pelos jornais desportivos portugueses, ou melhor, pelos dois periódicos que mais vezes consulto e pûs-me imediatamente na pele de um "benfiquista revoltado e indignado pelas decisões dos árbitros que apitam o meu benfica".

Eu vou aqui revelar, para aqueles que ainda não sabem, que o meu clube desportivo favorito é o Futebol Clube do Porto. A partir deste momento sei que este blog vai merecer o descrédito (se alguma vez ganhou crédito) dos Pedreiros, Trolhas e Serventes deste país e que até à data visitavam este SEU ESPAÇO QUE LHES DÁ VOZ À REVOLTA.
Pois bem caríssimos, gostaria de aqui deixar o registo de um simpatizante fervoroso do FCP que aqui nesta cidade é uma raridade e em Pernelhas é mesmo como se eu fosse uma mosca que procura merda numa suinicultura licenciada e com todas as condições de higiente e tratamento de pôias. Eu quando saio fora do perimetro de minha casa sei que estarei exposto ás leis de uma sociedade Pernelhense e Leiriense revestiva sob as leis de um poder Bicolor (vermelho e verde) e que o azul será sempre objecto de insulto e recriminação.
Eu quero aqui fazer a minha defesa ao grandioso Futebol Clube do Porto. Faço porque tendo em conta aquilo que acontece, há para aí uns 20 anos, penso que tenho de o fazer na condição de portista.
No meu ponto de vista, quer os media em particular, quer a opinião pública por arrasto, querem dar uma imagem do futebol nacional de que existem 2 poderes emergentes do desenvolvimento do futebol em Portugal - Benfica e Sporting. O F.C. Porto aparece intrometido no meio destes 2 poderes porque graças ao seu trabalho e esforço conseguiu conquistar títulos nacionais, europeus e internacionais.
Contudo, para a OP, esta ascenção quase abrupta do F.C. Porto deu-se por mérito de jogadas de bastidores previamente definidas, organizadas e patrocinadas pelo dirigismo do FCP. Para os media desportivos o Porto tem de ter algum destaque nos seus sites quase por obrigação moral para com o dever de isenção e democracia. Mais, quando se fala que o Porto vai jogar contra A,B, ou C é comum dizer-se que vai ganhar porque o árbitro já está comprado. Quando o Porto joga com um dos 2 poderes divinamente escolhidos para representar o melhor que o Futebol Português tem e, para azar de todos os seus apoiantes e patrocinadores, ganha, é quase que obrigatório minimizar esse "feito" (definição mais apropriada para os media desportivos).
Então quando esse feito acontece o que é que os media decidem fazer:
A Al-Jazeera Benfiquista tenta camuflar as vitórias o FCP colocando normalmente na 1ª página (no dia seguinte ao jogo do FCP) um "headline" relacionado com o Benfica - por ex. "Koemen já tem Kit de Sócio nº 1.000.001". No rodapé da capa estão em letras minúsculas "Dragão passou em Leiria sem MACIEL" a querer dizer que o Porto ganhou porque não quiz que o Maciel jogasse pela U. Leiria.
No Financial Times do Sporting a música é a mesma mas em tons mais ecológicos na 1ª página.
"Baía espanca Ricardo nos Penaltis" "Árbitro no epicentro da passagem do Porto à Final da Taça".
Isto é de Loucos.
O FCPorto só merece ser destaque na 1ª página de um destes jornais na eventualidade de:
O Porto perder um jogo,
O Porto ganhar o campeonato, taça, Uefa ou Champions - isto porque é 1 obrigação quase deontológica.
Ou seja no máximo, o Porto é 1ª página num jornal desportivo 5 vezes por época. Isto se não houver uma bronca protagonizada por um dirigente ou jogador do FCP.
Estão a ver como é que isto funciona. Eu já nem falo do jornal "O Jogo" porque não tem crédito para a OP.
E as pessoas engolem toda esta informação assim como as novelas da TVI. Eu comentei no Financial Times do Sporting que se os jornais tivessem o poder no futebol em Portugal, o Porto já estaria extinto há que tempos e ainda estaria a pagar indeminizações a todos os restantes clubes de Futebol. Para muitos o Porto é o exemplo do que obscuro acontece no futebol e é sempre o culpado para tudo aquilo que faz ou deixa de fazer. Ao passo que os restantes 2 poderes são constantemente rotulados de vítimas daquilo que lhes acontece com e sem razão.
É uma realidade que os portistas têm que lidar.
Espero que os meus amigos benfiquistas e sportinguistas não me espanquem assim que me encontrarem num qualquer sítio público, privado ou para maiores de 18 com consumo mínimo = ou superior a 10€.

Isto é só uma opinião. Res(peidem) esta mosca.

3 Comentarios:

At 3:01 da tarde, Blogger W. disse...

Oh minha mosca, quando é que vamos aí a Pernelhas jantar? E é obvio que o Herald Tribune do FCP não tem credibilidade, esse nem 5 vezes por ano tem outro assunto na capa que não os tripeiros...

 
At 12:59 da tarde, Blogger saviol disse...

Jantar em Pernelhas sim. Para quando? vejam la isso.
Se eu te apanho és uma mosca morta... :D

 
At 6:41 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Passei para desejar uma Páscoa Feliz!:)

 

Enviar um comentário

<< Voltar para a Batneira pois o pedreiro precisa de massa