quarta-feira, dezembro 14, 2005

O melhor da Liga Portuguesa de Futebol

Eu desde puto que vejo futebol na televisão, na escola primária jogava à bola no intervalo, no ciclo, jogava à bola nos feriados, liceu jogava antes e depois das aulas e na universidade jogava esporadicamente quando ainda havia gente suficiente para jogar e participar em torneios inter-universitários.
Não é por jogar futebol desde criança que o Futebol é o meu desporto favorito, não. Por acaso gosto mais de Andebol que Futebol.
Mas o Futebol tem o seu encanto. Eu gosto de ver futebol na televisão e também ao vivo. O futebol português não é dos piores que vejo. Aliás o nosso futebol ou, melhor dizendo, o nosso campeonato tem algo de especial que outros campeonatos não têm. E é esta “coisa especial” que faz com que goste do nosso campeonato e consequentemente de futebol.
Mas afinal o que tem a nossa Liga de tão especial? Eu não conheço nenhum outro campeonato nacional de futebol que têm inscritos nos clubes participantes atletas únicos no Mundo. As outras Ligas europeias não conseguem ter atletas únicos.

Por exemplo, em Espanha encontramos o Beckham, em Portugal temos o Paulo Sérgio do Braga.
Se em Itália, a Udinese é treinada por esse grande cromo do coleccionismo de bonés Serse Cosme que é careca, em Portugal temos um treinador que há 3 anos tinha uma cabeleira totalmente branca e treinava o Estrela da Amadora e hoje continua a ter uma grande cabeleira, mas não tão branca como há 3 anos atrás e treina o U. Leiria, Jorge Jesus. Aliás penso que é um caso raro e intrigante para o mundo da Ciência. Um indivíduo que em vez de ganhar cabelos brancos com a idade, ganha cabelos pretos na sua imensa cabeleira branca.

Se na Alemanha o antigo internacional Thomas Helmer é hoje apresentador do programa Hattrick 1. Bundeliga no canal DSF, em Portugal temos o Dani a apresentar os programas do Euro2004.

Como podem verificar, as Ligas europeias de futebol não conseguem ter algo de genuíno ou único que não exista fora das fronteiras nacionais. Portugal tem. A Liga Portuguesa tem jogadores com nomes verdadeiramente artísticos ou de outro mundo.

É lindo verificar alguns dos nomes que jogam nos nossos estádios vazios de público. Estive a fazer uma pequena lista dos grandes nomes de futebolistas que jogam na Liga portuguesa nesta época 2005/2006.

Quem estiver à procura de um nome para dar a um filho, sobrinho ou animal, tem aqui algumas sugestões.
Oumar Tchomogo – Benin – V. Setúbal
Modou Songou – Senegal - V. Setúbal
Mamadu Diakité – França - V. Setúbal
Janício – Cabo Verde - V. Setúbal
Adalto – Brasil - V. Setúbal
Nem – Brasil - Braga
Cesinha – Brasil - Braga
Areias – Portugal - Boavista
Zé Manel – Portugal – Boavista
Primo – Portugal – Paços Ferreira
Chidi – Nigéria – Rio Ave
Hassan Ahamada – França - Belenenses
Braima Injai – Guiné – Gil Vicente
Moreno – Portugal – V. Guimarães
Pintassilgo – Portugal – V. Guimarães
Solimar – Brasil - Naval
N’Doye – Senegal – Penafiel


O meu preferido é o Tchomogo do Vitória de Setúbal, clube que regista mais jogadores com nomes estranhos. O Primo e o Zé Manel são também nomes de partir o coco a rir porque eles têm cara de broeiro e agro-punk.


Já agora queria deixar aqui uma homenagem a esse grande mestre da arte de dar cacetada, fonte inspiradora para caceteiros como o Paulinho Santos, Jorge Costa, Tiago do Boavista ou Petit, o Bóbó, antigo médio do Boavista. Grande nome. Mamadu Bóbó Djallo seu nome completo.

2 Comentarios:

At 10:26 da manhã, Blogger saviol disse...

Lindo! Feliz ou infelizmente não consta ai nenhum do BEnfica. Esqueceste-te por exemplo do Cao k ainda joga. E se fosses a outras divisões mais baixas encontravas belas peças também... :D

 
At 5:10 da tarde, Blogger olhóguepe disse...

Tens razão, esqueci-me do Cao.
Esqueci-me também do Cola, outro jogador que juntamente com o Cao fazem uma dupla demolidora, o Cola Cao...

ahahah

...ñ percebi

 

Enviar um comentário

<< Voltar para a Batneira pois o pedreiro precisa de massa