sábado, agosto 06, 2005

Comentário à Tosta de 5 Agosto 2005

Caros batneirodependentes,
Há ja algum tempo que não punha aqui os côtos por motivos pessoais. Contudo achei que deveria dar continuidade à vida deste blog humilde.
As palavras que seguidamente irás ler vêm a propósito da leitura de um post publicado no dia 5 de Agosto de 2005 no blog (http://tostamista.blogspot.com) de um indivíduo meu conhecido.

Até à data em que comento esta tua reflexão ou desabafo, a big city onde resido ainda não foi afectada pelos fogos florestais. Felizmente à 24 anos que o pinhal que preenche a zona (sei lá) Este da nha terra não é vitima desse fenómeno puramente natural.
Lamento imenso que as localidades próximas daquela onde tu e "pois... não sei" estejam a ser violentadas pelos fogos. Ao ver aquilo que a esta hora acontece apenas sinto revolta por uma só coisa - é que, segundo aquilo que li hoje, 2 dos 3 suspeitos detidos pela PJ alegadamente responsáveis por esses fogos são Serventes de Pedreiro. Mais uma vez essa tão nobre profissão à qual tenho um sentimento especial está ligada aos incendios florestais, nomeadamente os ocorridos na zona norte de Leiria.

Agora quanto ao resto não estou surpreso relativamente aquilo que tenho lido, visto e constatado in loco: dezenas de fogos; alguns na nossa zona; populações ameaçadas; bens perdidos; vidas estragadas; etc.
Apesar disto também não é preciso ser intelectual, especialista ou bruxo para perceber a causa de todo este cenário. Basta apenas relacionar alguns factores como: Agosto tórrido português; zonas de mata nacional, sujas, não vigiadas, cheias de mato denso, abandonadas pela entidade que as administra – o Estado Português e a CMLeiria. Qualquer pessoa minimamente inteligente e conhecedora desta região ao conjugar todos esses factores não fica admirada com aquilo que actualmente se passa no distrito de Leiria.

Eu até estranho só acontecer “isto” em 2005.
Tenho pena das populações que se esforçam por salvar algo que legalmente não lhes pertence e que juridicamente lhes pune em caso prevenção. A mata que nestes dias ardeu, arde e irá arder é do Estado. Porque é que as populações se esforçam por preservar esses espaços verdes se nem sequer lhes pertence? Porque é que as pessoas caso queiram limpar essas matas que circundam as suas habitações têm de pedir autorização à Câmara e deixar lá umas belas notas e se não o fizerem “comem” multas bem pesadas?

Também tenho pena de que iremos ficar sem zonas verdes no Concelho de Leiria. Mas temos de ser realistas: Leiria tem poucos ou nenhuns espaços verdes; aqueles que existem estão transformados em estaleiros de obras; aqueles que existiam há até bem pouco tempo são, hoje, parques de estacionamento; a política de desenvolvimento local da CMLeiria é simples e clara (zonas verdes dão prejuízo porque requerem muita manutenção e isso fica caro e tb não fica chique), (transformar as zonas verdes em zonas alcatrão porque o asfalto não requer manutenção, é multi-funções – rotundas e parques de estacionamento, é rentável para a CMLeiria e é chique porque muito alcatrão é sinónimo de desenvolvimento). Até hoje ainda não vi a Condoleza Rice do PSD, a única que conseguiu vencer o “arrastão” que o PS fez nas últimas legislativas, a mostrar a sua cara de autarca competente (desculpem mas deu-me subitamente um ataque de tosse). Uff já passou.

Dizia que ainda não vi a Benahzir Hussein Damasceno a lamentar-se do cenário vermelho que paira no norte do seu Concelho. Se calhar deve ser benfiquista ferrenha e só gosta de ver vermelho à frente (o pinhal de Leiria a arder, assim como os votos no PS na sondagem publicada há poucas semanas no Região de Leiria, propriedade do Grupo Lena, essa grande construtora leiriense que consegue ganhar todos os concursos de obras lançados pela CMLeiria – ESTRANHO NÃO É???, também deve gostar de ver o vermelho das contas da CMLeiria, principalmente quando se fala nas importantíssimas empresas municipais como a Leirisport que muita falta fazem ao desenvolvimento do nosso Concelho).
Em vez de investir o pouco dinheiro que os cofres da CMLeiria têm ou o dinheiro que já gastaram com a Leirisport ou com algum financiamento de empresas de construção, se o gastassem na limpeza das matas nacionais e pinhal de Leiria, não estaríamos agora a escrever estas opiniões pessoais (ou baboseiras para alguns tios ou PP’s de Leiria). Mas já me esquecia que a manutenção dos espaços verdes é muito cara e, para além disso, não é relevante para o convencimento da Opinião Pública leiriense que ainda não apanhou uma “cirrose” sumo de laranja.

Eu, como simples leiriense e como preservador do desenvolvimento sustentado, com “pés e cabeça”, amigo do ambiente (excepto quando me dói a barriga) e amante da livre expressão gostaria de me armar em intelectual, especialista e líder de opinião distrital (desculpa lá Kató) gostaria de dar alguns conselhos à nossa Fátima Felgueiras Damasceno: Por favor querida eterna Presidente da Câmara Municipal de Leiria olhe para a nossa mata nacional, principalmente aquela que existe na área de jurisdição da Câmara e no pinhal de Leiria.
Preserve esses espaços verdes … quer dizer … pretos pois já estão todos queimadinhos.
Por favor preserve essas árvores, abatendo-as indiscriminadamente, vendendo-as posteriormente a uma empresa madeireira espanhola ou brasileira pelo preço da chuva. Preserve também toda a área onde habitavam essas árvores, retirando as raízes das árvores, aplanando-a e alcatroando-a. Que giro ficava a nossa mata nacional e o pinhal de Leiria todos alcatroados. Seia giro, principalmente para a Câmara pois daria seguimento à sua política alcatrão, pouparia imenso na limpeza e manutenção dos pinhais, e nessa imensa área de alcatrão já poderia licenciar obras de construção à grande e à francesa (pequena referência aos francíús de Alcochete que impestam esta terra) e ganhar rios Lis de dinheiro. Nessa imensa área alcatroada já poderiam nascer os tão desejados W-Shoping e Fórum Leiria, essas grandiosas superfícies comerciais que tanta falta fazem ao Concelho.

Já que o espaço é enorme e por mais que a Câmara licencie obras só por licenciar e para encher os seus “administradores” os prédios e os shoping center’s não abrangeriam toda a área ardida nesta semana e nos próximos dias. Por isso pedia também à nossa Linda Reis Damasceno que licenciasse uns strips clubs, casinos, bares de alterne para que a tristeza que, nestes últimos dias, invade o rosto e a alma de muitos leirienses possa dar lugar à alegria, pois é disso que a CMLeiria tem vivido nestes últimos mandatos autárquicos.
Quem sabe se daqui a um ano algumas destas coisas que aqui ficam registadas não acabam por se concretizar.

Só Deus … quer dizer … a Virgem Damasceno saberá…

2 Comentarios:

At 6:46 da tarde, Blogger W. disse...

Erm... Quem é o Rumsfeld da CML?

 
At 12:59 da manhã, Blogger saviol disse...

Mas que grande momento de inspiração Chô Nobre. Um comment algo extenso mas ainda bem que o puseste aqui, não por denegrir a imagem do meu blog (porque pior é mesmo complicado) mas porque conseguiste actualizar o teu... :D
Teria muitas coisas a dizer mas fico-me pelo apoio veemente à tua posta/comment que está suprema/o.
waiting 4 news...

 

Enviar um comentário

<< Voltar para a Batneira pois o pedreiro precisa de massa